"O jovem é a mais bela criatura de Deus, é a esperança do provir."
Padre Dehon

 

Palavra do Pároco - O Brasil, a Copa, a Sociedade e o Evangelho

Quinta-feira, 01 de Julho de 2010 - 17h37

Que bom seria se essa mesma união e determinação em torcer por um time de futebol estivessem também presentes na vida dos brasileiros, em relação às questões que afligem o nosso país.

Edição 99 | Julho de 2010

Caros paroquianos e amigos, escrevo este texto na véspera do jogo do Brasil com a Holanda pela Copa do Mundo. Amanhã a maioria dos brasileiros vai ficar pelo menos uma hora e meia diante da TV na hora em que a seleção entrar em campo. Até quem não gosta de futebol, numa hora dessas se converte em fanático torcedor.

Afinal, temos que conquistar o hexa e vale muito a torcida de cada habitante do país. Não sei se vamos mais uma vez levantar a taça, mas esse tempo de Copa do Mundo faz a gente pensar como o brasileiro é capaz de se unir por uma mesma causa: torcer pela seleção de futebol. Muita gente veste verde e amarelo, enfeita a sua casa ou a sua rua com bandeirinhas, toca a vuvuzela o tempo todo e é capaz de dar a escalação completa dos vinte e três convocados por Dunga. Até a nossa quermesse ficou verde e amarela...

Que bom seria se essa mesma união e determinação em torcer por um time de futebol estivessem também presentes na vida dos brasileiros, em relação às questões que afligem o nosso país, a saber: a reivindicação junto às autoridades públicas de melhores condições de saúde, educação, moradia, etc, principalmente para o povo pobre; o enfrentamento da violência que nos assola a todos; a luta pela ética na sociedade; o respeito à natureza e o uso consciente dos recursos naturais; a prática da solidariedade em oposição ao egoísmo e ao individualismo exacerbado dos nossos dias... São apenas alguns exemplos.

Que bom seria também que todos os brasileiros seguidores de Jesus Cristo se empenhassem igualmente em construir uma comunidade e uma sociedade verdadeiramente marcadas pelos valores do Evangelho: fé, amor, misericórdia, verdade, justiça, fraternidade, bondade, fidelidade, esperança... Há alguns dias atrás eu perguntei às pessoas que estavam na igreja se seríamos capazes de juntos recordarmos o time titular da seleção brasileira. Não preciso dizer que foi fácil lembrar o nome dos onze jogadores.

Depois perguntei se saberíamos também elencar o nome dos doze apóstolos de Jesus. Também conseguimos, mas dessa vez o padre precisou ajudar. É claro que o mais importante não é sabermos a Bíblia decor.

Mas é preciso reconhecer que o interesse pelas coisas de Deus nem sempre é tão grande como o interesse que temos por tantas outras realidades presentes na nossa vida.

Pensemos sobre isso, além de torcermos pelo Brasil. 

Pe. Edson Benedito dos Santos, scj

  • Relacionadas

  • Editorial - janeiro de 2012

    Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2011 - 06h44

    O Amor se fez pessoa, se fez menino, se fez um conosco.

  • Muito Obrigado

    Sábado, 01 de Janeiro de 2011 - 10h35

    Toda despedida sempre deixa certo ar de tristeza. Afinal, ninguém gosta de ver seus amigos partirem.

  • Santo Natal

    Quinta-feira, 02 de Dezembro de 2010 - 14h58

    Vamos tentar analisar brevemente o que acontece na sociedade em torno do dia de Natal, para depois tentarmos responder essa questão.

  • Jonas: Conversão e Missão.

    Domingo, 05 de Setembro de 2010 - 10h25

    "Levanta-te e vai á grande cidade" (Jn 1,2), o escrito procura mostrar a Misericórdia de Deus que não conhece fronteiras, mais é estendida a todos os povos.

  • Campanha Amigos da Candelária

    Domingo, 05 de Setembro de 2010 - 10h08

    Já iniciamos o trabalho de construção dos novos banheiros da matriz.

Álbum de fotos

Missa Solene e Procissão - Novena 2012Missa Solene e Procissão - Novena 2012
Ladainha - Novena 2012Ladainha - Novena 2012
apoio
O
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.